Cardeal Parolin concluirá festejos dos 800 anos do Perdão de Assis


As celebrações dos 800 anos da Solenidade do Perdão de Assis será concluída no dia 2 de agosto com uma Missa Solene presidida pelo secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin.

O Jubileu foi aberto em 2 de agosto do ano passado pelo Cardeal Gualtiero Basseti e foi enriquecido com a visita privada do Papa Francisco a Assis no dia 4 do mesmo mês. Na ocasião, o Pontífice rezou na Porciúncula, na Basílica Santa Maria dos Anjos.

A celebração de encerramento está marcada para as 11h (horário local).

Família Franciscana

Outra particularidade da celebração deste ano será o Tríduo de preparação pregado pelos Ministros Gerais das três Ordens masculinas. Pelos Frades Menores Capuchinhos presidirá o Vigário Geral.

Assim estruturado, o evento se coloca em perfeita continuidade com o caminho assumido até agora e que culminou no Capítulo Geral celebrado conjuntamente pelas Famílias franciscanas.

Programação

Às 11 horas do dia 1° de agosto, o Ministro Geral dos Frades Menores Padre Michael A. Perry presidirá à solene celebração eucarística que será concluída com a Procissão da “Abertura do Perdão” – assim chamada porque a partir daquele momento até às 24 horas do dia 2 de agosto, a Indulgência Plenária concedida à Porciúncula diariamente se estende a todas as igrejas paroquiais espalhadas no mundo, incluindo todas as igrejas franciscanas.

Na parte da tarde as Primeiras Vésperas serão presididas – ao final da peregrinação da Diocese de Assis – pelo Bispo Dom Domenico Sorrentino. Seguirá, como de costume, a oferta de incenso pela Prefeita de Assis, Stefania Proietti.

A Vigília de oração à noite, com procissão luminosa, será guiada pelo Secretário da Congregação dos Institutos de Vida Consagrada, Dom José Rodriguez Carballo.

E em 2 de agosto o dia da grande festa, marcado por celebrações eucarísticas de hora em hora, entre as quais aquelas presididas pelo Cardeal Parolin, pelo Bispo Sorrentino e pelo Padre Claudio Durighetto, Ministro Provincial dos Frades Menores da Úmbria.

Também a chegada de milhares de jovens da XXXVII Marcha franciscana “Um passo além” – que junto com os frades e irmãs – irá à Porciúncula para rejubilar-se na Misericórdia do Pai.

À noite, um concerto da Banda da Gendarmaria Vaticana, que será seguido por um espetáculo de fogos de artifício na Praça da Porciúncula.

Durante os dias da Festa, dezenas de confessores estarão à disposição os penitentes nos locais de culto em Assis.

Mais detalhes  no site www.assisiofm.it.

Fonte: Canção Nova/Radio Vaticano

  • Twitter
  • del.icio.us
  • Digg
  • Facebook
  • Technorati
  • Reddit
  • Yahoo Buzz
  • StumbleUpon

Deixe um comentário