Nossa história e fundação


NOSSA HISTÓRIA

Participando assiduamente de um grupo de oração da Renovação Carismática e sendo fiel ouvinte da Rádio Canção Nova, Pedro Luís Bution percebeu um forte chamado de Deus para iniciar um programa de rádio em nossa cidade, tendo em vista a evangelização.

Passados alguns meses, surgiu a oportunidade em uma rádio local, quando Pedro juntamente com um grupo de integrantes do movimento, que, somando esforços, organizaram-se, formando uma equipe para assumir a nova missão.

No dia 24 de outubro de 1994 foi ao ar, a primeira programação católica pelas ondas da Rádio Nova AM, com o nome “Jesus Caminho Seguro”. A partir desse nome profético, tudo foi ganhando nova dimensão.

No ano seguinte, o grupo assumiu a livraria católica “Água Viva”, cedido pela (hoje saudosa) Gracilda Marino, membro atuante e dedicada, na qual foi preparada e instalada uma capela, onde Padre Pedro Paulo Scannavino, então orientador espiritual, conseguiu junto ao Bispo Diocesano da época, Dom Luiz Eugênio Perez, permissão para colocar o primeiro Sacrário. Neste local passaram a acontecer as reuniões para melhor elaborar os programas, que ganhou mais espaço, sendo transmitido, a partir de então, duas vezes na semana, e, em curtíssimo espaço de tempo, diariamente.

Em abril do mesmo ano, foi publicado a 1ª edição do jornalzinho Jesus Caminho Seguro (hoje substituído pela revista mensal), distribuído aos sócios evangelizadores e que trazia notícias relacionadas à comunidade católica, testemunhos de fé e artigos de evangelização.

Com os sonhos em plena expansão, em 1998, o grupo resolveu alugar o prédio atual. Na ocasião, deu-se o início das tardes de oração e adoração, às terças-feiras, com o Santíssimo exposto na capela. Ao mesmo tempo, atendíamos pessoas pedindo orações pelo telefone e eram colhidos os testemunhos das graças que o Senhor dispensava aos seus. A quantidade de ligações era imensa.

As pessoas começaram a participar pessoalmente das orações, e a capela foi ficando pequena. Iniciou-se, então, o processo de ampliação, ainda que precária, da mesma.

Também tiveram início as Celebrações Eucarísticas, começando pelas sextas-feiras, presididas por Monsenhor José Figuls Y Bonvehi, (incentivador, pai espiritual e orientador segundo espiritualidade de Santo Inácio de Loyola) abrindo as portas para os demais dias, horários e sacerdotes no calendário semanal.

Hoje, os momentos de oração são transmitidos por nossa própria rádio e Web TV. E, por graça de Deus, temos um dia inteirinho de oração e adoração, que termina com a celebração da Santa Missa.

FUNDAÇÃO

Em 2004, quando a obra de evangelização completaria 10 anos, Aparecido José Campanella, o Zezinho, e sua esposa Sandra Luzia dos Santos Campanella, por inspiração divina, começaram a aspirar uma evangelização mais concreta. Tendo a nítida vontade do crescimento espiritual e do labor missionário, e desejando que a evangelização fosse transmitida, não só através dos meios de comunicações, mas também pela vida pessoal e comunitária, perceberam que era preciso acolher “um novo de Deus em suas vidas”.

Assim, Deus colocou em seus corações o desejo de fundar uma Comunidade de Vida e Aliança, de passar de uma obra de evangelização a uma comunidade de pessoas comprometidas, que tinham o desejo de uma entrega total da vida a Deus, fidelidade à Igreja e ao nascente projeto de vida da Comunidade.

A partir deste, Zezinho, juntamente com sua esposa, pela graça de Deus e na presença de todos os integrantes da associação, assumiram a Comunidade, anunciando que deixariam suas profissões, comércio e seus projetos pessoais para estar integralmente na então fundada Comunidade de Vida e Aliança Jesus Caminho Seguro, apresentando Jesus como único Caminho Seguro, ou seja, comprometendo-se com uma vida radical a Deus, pela vivência do carisma revelado e praticado nas atividades apostólicas da Comunidade, fato este concretizado no dia 01/02/2005.

Reunindo-se com o Orientador Espiritual da Comunidade, Cônego Pedro Paulo Scannavino, Zezinho, e sua esposa Sandra, fundador e co-fundadora, decidiram iniciar um caminho formativo para vida comunitária, e então abrir as portas para os novos vocacionados que também sentiriam esse chamado.

Antes que estes chegassem, foram realizados alguns convites particulares, entre eles à Maria Rita de Rosis Mazzeu, para que viesse fazer parte desta recém-fundação, juntamente com os membros já integrantes Pedro e Tânia Gasparini Bution.

No ano seguinte, ou seja, em 2005, realizamos uma permuta com Monsenhor José Figuls e passamos a usufruir de uma segunda capela, a São José. Em 2009, inauguramos nossa atual Capela Nossa Senhora das Graças, substituindo a antiga que vinha sendo ampliada conforme as necessidades. Ambas as capelas se encontram à disposição da Igreja e suas respectivas Paróquias.

Toda essa trajetória só foi possível graças à Deus, que suscitou tantas pessoas para a construção dessa história e graças à Providência Santíssima que se manifesta através dos sócios evangelizadores, benfeitores e voluntários.

  • Twitter
  • del.icio.us
  • Digg
  • Facebook
  • Technorati
  • Reddit
  • Yahoo Buzz
  • StumbleUpon

Deixe um comentário